Internacional: IPSASB Inicia desenvolvimento de norma de divulgações relacionadas ao clima para o setor público
O IPSASB anunciou no dia 14 de junho que vai avançar com o desenvolvimento da primeira norma de relatório de sustentabilidade para o setor público
Na consulta pública de maio de 2022 do IPSASB, sobre o avanço do relatório de sustentabilidade do setor público, os respondentes concordaram que o setor público precisa urgentemente de suas próprias normas de relatório de sustentabilidade e que o IPSASB, com seus 25 anos de experiência em definição de normas, deve liderar seu desenvolvimento. As normas de relatórios de sustentabilidade específicas do setor público equiparão os governos e outras entidades do setor público para fornecer melhor transparência e comparabilidade de seus esforços para combater a crise climática e outros desafios de sustentabilidade.
Após uma fase de escopo e pesquisa, o IPSASB decidiu avançar com o desenvolvimento de uma norma de Divulgações Relacionadas ao Clima específicas do setor público e divulgou
um resumo do projeto para este novo e importante trabalho. O relato sobre mudanças climáticas é um dos temas mais importantes paras as divulgações de sustentabilidade, que também engloba questões ambientais, sociais e de governança.
"A decisão do IPSASB de desenvolver uma norma de Divulgações Relacionadas ao Clima específica do setor público é um grande primeiro passo para atender à necessidade do setor público de normas para relatórios de sustentabilidade", disse o presidente do IPSASB, Ian Carruthers. "O Conselho está muito satisfeito por poder responder aos apelos das partes interessadas desta forma e espera poder iniciar outros projetos nesta área crítica nos próximos meses."
Com este lançamento, o IPSASB estabelecerá um Grupo de Trabalho de Tópicos Relacionados ao Clima para fornecer aconselhamento relacionado ao clima para apoiar a entrega do projeto. O IPSASB também criará um Grupo de Referência em Sustentabilidade para fornecer aconselhamento sobre seu programa geral de desenvolvimento de normas de relatórios de sustentabilidade.
Fonte: Comunicação IPSASB