IBRACON - Instituto de Auditoria Independente do Brasil

Instituto de Auditoria Independente do Brasil IBRACON - Instituto de Auditoria Independente do Brasil

Notícias > Ibracon na Mídia

Terça-feira, 10 de Janeiro de 2023

Entidades que representam agentes do mercado repudiam ataques em Brasília

Ataques foram realizados por extremistas bolsonaristas na Praça dos Três Poderes

Tamanho do Texto: a A


Entidades que representam agentes do mercado repudiaram nesta segunda-feira os ataques realizados por extremistas bolsonaristas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no domingo.
 
A Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec) diz que os atos de vandalismo foram “tristes”, se solidariza com as instituições atingidas e apoia a retomada da institucionalidade, com respostas tempestivas do Estado brasileiro.
 
A Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord) afirmou, em nota, que "mais que uma gravíssima depredação às Sedes dos Poderes da República, os ataques significam atentados diretos à democracia e ao Estado Brasileiro".
 
"Os fatos deploráveis precisam ser apurados com total rigor e os responsáveis punidos dentro da lei", reforça a entidade. "O respeito à Constituição e às Instituições é imprescindível para que o Brasil avance nas questões sociais e econômicas."
 
A Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), por sua vez, condena os ataques ocorridos em Brasília e diz que esses atos irão prejudicar a retomada do crescimento da economia.
 
“Abrasca conclama todas as partes para assumirem suas responsabilidades, do governo e da oposição, da sociedade civil, empresários e todas as lideranças políticas, para que haja uma rápida retomada da normalidade institucional e democrática”, escrevem.
 
“Quaisquer atos que atentem contra a democracia e o patrimônio público exigem repressão inconteste, com investigação e responsabilização das pessoas envolvidas”, afirma o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
 
A entidade afirma que um dos principais objetivos dos princípios e boas práticas de governança corporativa é a promoção do desenvolvimento econômico e social, que depende de segurança jurídica e de estabilidade política para ser viável.
 
A Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) repudiou os atos, os classificando como “terroristas, contra o estado de direito e seus poderes”.
 
“Manifestamos nosso apoio aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, vítimas de ataques covardes e ilegalmente organizados, e pedimos urgentes providências para volta da normalidade e punição dos responsáveis”, diz a associação.
 
O Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) afirma que o incidente merece o repúdio da sociedade e das diversas entidades que compõe os setores produtivos.
 
“São atos de vandalismo e criminosos, que desrespeitam as normas, as instituições e o Estado de Direito”, diz o Ibracon, destacando que o acompanhamento, a participação e o posicionamento da sociedade devem ocorrer por meio de debates.
 
A Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) afirmou, em nota, que "repudia veementemente os atentados antidemocráticos e terroristas, que resultaram na depredação de prédios e patrimônios públicos nos Três Poderes, em Brasília".
 
"A ABCripto defende a legitimidade de manifestações públicas e democráticas, mas reforça que a liberdade de expressão e protestos não podem ser confundidos com fanatismo, vandalismo e qualquer tipo de violência", ressalta a nota.
 
A associação ressalta que "defende a responsabilização dos envolvidos nos atos antidemocráticos, uma vez que vão contra a missão e os valores da entidade".
 
Em comunicado enviado à imprensa, a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) declarou que "repudia veementemente as invasões e os atos antidemocráticos ocorridos ontem, em Brasília, nas sedes do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto".
 
"A liberdade democrática de manifestação não pode ser confundida com a possibilidade de vandalismo dos bens públicos e o uso de violência", afirmou a entidade.
 
"A ABBC defende o pleno funcionamento do Estado Democrático de Direito e o respeito às instituições representativas nacionais", ressalta a nota, concluindo que "os lamentáveis atos contra os poderes da República devem ser investigados e punidos na forma da lei".
 
Mais cedo, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) condenou os ataques em Brasília ocorridos no domingo. A entidade reguladora do mercado de capitais publicou uma nota em uma rede social dizendo que “repudia a violência e as invasões ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal ocorridas em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023”.
 
“Seguimos juntos em defesa do Estado Democrático de Direito”, afirma a publicação no perfil do Instagram da autarquia.
 
Já na noite de domingo, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) repudiou os ataques. “Atacaram nossa democracia e vandalizaram nosso patrimônio público. Estamos convictos de que o estado de direito prevalecerá”, diz um trecho da nota, assinada pelo presidente da entidade, Carlos André.
 
"O Brasil é um país forte, com instituições democráticas estabelecidas. Estamos convictos de que o estado de direito prevalecerá e que seguiremos contribuindo para o desenvolvimento da nossa economia e fortalecimento da nossa sociedade”, acrescenta o presidente da Anbima.
 
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também enviou comunicado à imprensa, ontem à noite, em que se identifica como “integrante da institucionalidade do País” e “repudia com veemência as agressões ao patrimônio público nacional e a violência contra as instituições que representam o Estado Democrático de Direito”.
 
“As cenas de desordem e quebra-quebra perpetradas na tarde deste domingo (8 de janeiro) em Brasília causam profunda perplexidade institucional, que exigem firme reação do Estado”, encerra o comunicado, assinado pelo presidente da entidade, Isaac Sidney.
 
Fonte: Valor Investe - 09/01/2023

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!